Implantodontia é um ramo da Odontologia que se destina ao tratamento do edentulismo com reabilitações protéticas suportadas ou retidas por implantes dentários.
A perda de um ou mais dentes pode afetar a vida do paciente, principalmente em atitudes comuns como comer ou sorrir e, por consequência, provocar mudanças em sua autoestima. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia aliada aos tratamentos ortodônticos, é possível realizar procedimentos com alto grau de sucesso e efeito natural.
A implantodontia é uma especialidade que consiste em anexar à mandíbula ou ao maxilar, um implante, conhecido como “implante dental osseointegrado”, que como o próprio nome indica é inserido no osso, local onde deveria estar localizada a raiz do dente natural. O implante é inserido como uma espécie de suporte, para que uma prótese, que pode ser fixa ou removível, seja feita sobre ele, trabalhando na reposição de um elemento dental, ótima opção para substituir dentes perdidos. O implante é mais eficaz que pontes ou dentaduras, que podem provocar incômodos e serem esteticamente desagradáveis.
Há também a possibilidade de realizar um procedimento de enxerto ósseo, em casos de deficiência na quantidade de ossos para o implante, onde são retirados ossos do próprio corpo, de bancos de ossos ou uso de ossos sintéticos.
Especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face.
Existem três tipos básicos de ortodontia quando classificamos quanto o momento da abordagem, a ortodontia preventiva, a interceptativa e a corretiva.
A Ortodontia Preventiva, se baseia na prevenção de possíveis problemas que podem ser percebidos em crianças durante o seu crescimento ósseo facial e durante o começo das trocas dos dentinhos de leite. Nessa ortodontia é comum usarmos aparelhos móveis.
A Ortodontia Interceptativa é uma ortodontia focada em "parar" a formação do problema. O ortodontista percebe que a criança ou adolescente está começando a desenvolver um problema e pode planejar uma forma de interceptar o problema para que ele não se instale por completo. Esses problemas podem ser de posicionamento de dentes e bases osseas, problemas respiratórios e de posicionamento lingual ou labial inadequado. Nessa ortodontia podemos usar tanto aparelhos móveis como já é possível a instalação de aparelhos fixos na parte anterior do arco.
A Ortodontia Corretiva é a mais comumente vista e é aquela que foca na correção do problema já instalado.
Geralmente fazemos ortodontia corretiva em adultos ou em adolescentes que já terminaram a curva de crescimento (16-18 anos). Com a maloclusão já instalada o ortodontista vai ter muito mais trabalho para reverter o problema.
É a especialização da odontologia que cuida de crianças e adolescentes. O objetivo deste profissional é cuidar e preservar os dentes de leite que possuem importantes funções no desenvolvimento dos ossos da face, na preservação do espaço para os dentes permanentes não permitindo a redução do arco dentário nem a disfunção na articulação da mandíbula, no desenvolvimento da fala e na mastigação dos alimentos.
O Dentista irá orientar sobre técnicas de escovação e a importância do flúor, dieta não cariogênica, acompanhar a cronologia de erupção dos dentes, o desenvolvimento ósseo dos maxilares, esclarecer dúvidas sobre o Bruxismo infantil, além das consequências do uso indevido de chupetas e mamadeiras. Com a manutenção preventiva e o acompanhamento periódico, a criança aumentará significativamente a chance de se tornar um adulto com hábitos saudáveis.
Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem.
A endodontia é o ramo da Odontologia que trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente. Popularmente, endodontia também é chamada de tratamento de canal.
O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado (morto).
Depois de se remover esse tecido, o dentista esteriliza o canal preenchendo-o com obturação em material específico.
A endodontia é uma especialidade ligada diretamente à dor dos dentes que sofreram algum tipo de trauma ou que têm cáries em estágio avançado. Quando houver necessidade da remoção dessa estrutura, que poderá estar sadia ou infectada, o espaço existente será limpo, instrumentado e preenchido por um material obturador, promovendo assim o conhecido tratamento de canal.
Responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso).
Se quando você escova os dentes ou passa o fio dental a sua gengiva sangra é bem provável que ela esteja doente e o principal causador desse problema é o Tártaro ou Cálculo Dental, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. Além disso, o tártaro dá à placa bacteriana um espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode levar a problemas mais sérios como a cárie e gengivite. O tártaro não só prejudica a saúde dos seus dentes e gengiva, mas também é um problema estético. O tártaro, por ser poroso absorve as manchas com mais facilidade. Assim, para aquelas pessoas que fumam ou tomam chá ou café, é ainda mais importante que evitem a formação do tártaro. O Tártaro não dói, porém ele é responsável por causar Gengivite (inflamação da gengiva), podendo evoluir para uma doença periodontal e, se não tratado, para a perda do dente. O tratamento é feito com a remoção, raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso.
A Doença Periodontal pode deixar como sequelas alterações estéticas como: deslocamento na posição do dente, retração gengival com consequente aumento no comprimento do dente, que através de procedimentos cirúrgicos e protéticos pode minimizar esses defeitos.
As restaurações estéticas de resina podem tornar realidade o seu sonho do sorriso perfeito. Quer saber tudo sobre elas e conhecer o caminho para um sorriso perfeito? Então, acompanhe a seguir!
O que é restauração dental estética? É um procedimento realizado com o objetivo de reparar algum dano sofrido pelos dentes. Esses danos podem ser decorrentes de cáries, desgastes ou fraturas. Atualmente, os materiais utilizados, especialmente as resinas, têm aparência muito semelhante ao dente natural, ficando praticamente imperceptível ao olho humano e deixando seu sorriso muito mais bonito.
Como o procedimento é feito? Primeiro, a parte danificada do dente é removida e uma cavidade é formada. Essa cavidade é limpa e qualquer bactéria, sujeira ou impureza é completamente removida. Agora, o dente está pronto para ser selado e receber o material da restauração. A mistura de materiais é colocada na cavidade e vai endurecer e se fixar no dente. Por fim, o local é polido e qualquer excesso de material é removido.
As restaurações podem ser feitas de ouro, porcelana, amálgama (mistura de prata e outros metais) ou resina. Atualmente, as restaurações estéticas de resina são bastante indicadas. Vale dizer, ainda, que a resina não é o material mais indicado para áreas grandes. Nesses casos, a porcelana pode ser mais eficiente.
Descubra como o Alinhador Invisível funciona e o que esperar durante o período do seu tratamento para ter um sorriso bonito e confiante.
A clínica Buono Odontologia oferece tratamentos ortodônticos e ortopédicos para todas as idades, através do uso de aparelhos fixos, removíveis e alinhadores. O Alinhador Invisóvel representa uma alternativa muito segura aos tratamentos convencionais com aparelhos fixos. Agora você pode realizar seu tratamento ortodôntico livre do incômodo de bráquetes e fios metálicos, além do fato dos alinhadores serem praticamente imperceptíveis. Tenha toda a liberdade para se alimentar, fazer sua higiene bucal, praticar atividades físicas e toda sua rotina diária sem se preocupar com a presença de seu aparelho.
O tratamento com alinhadores funciona para corrigir eficazmente os dentes enquanto ainda permite que você faça as coisas que você ama. Os alinhadores invisível são removíveis. Você pode removê-los antes de comer / beber e facilmente escovar os dentes e usar fio dental para manter uma boa higiene bucal.
Cirurgias Realizadas pelo cirurgião-dentista, elas são indicadas pelos profissionais da Odontologia para prevenir ou reabilitar a saúde bucal dos pacientes.
Essa área é ampla e abrange todos os procedimentos cirúrgicos de serem realizados em consultório odontológico. Os procedimentos mais comuns são remoção de dentes do siso, cirurgias de remoção de raizes residuais, enxertias ósseas, e de implantes.
O dentista clínico(a) geral é o profissional da saúde capacitado na área de odontologia, entre as suas competências estão prevenção, diagnóstico e tratamento de uma ampla variedade de condições, desordens e doenças dos dentes e gengivas.
O dentista clínico geral prestam serviços relacionados a manutenção da higiene oral e saúde bucal. A fim de manter uma saúde bucal, a Associação Americana de Odontologia recomenda a população uma visita ao dentista clínico geral com uma certa regularidade (Pelo menos a cada 6 mêses, para garantir uma correta higiene bucal e saúde oral. Exame regulares e manutenção de saúde bucal podem previnir o desenvolvimento de sérios problemas
dentários que podem exigir tratamentos corretivos. Se uma pessoa visita o seu dentista clínico regularmente, ela pode ter a tranquilidade de ter um profíssional qualificado zelando por sua saúde bucal.
Na Buono Odontologia, trabalhamos para desenvolver uma plano completo e personalizado de higiene dental que incorpora o exame dentário, limpeza dental, raios-X, que ajudarão na prevenção, tratamento ou diagnóstico do problema, o mais cedo possível. O dentista clínico geral é muito importante, pois sua atuação é a primeira linha de defesa contra os problemas da saúde bucal. Caso você necessite de procedimentos especiais, será encaminhado para o dentista especialista mais indicado para o caso.
Hoje na odontologia, existem vários tipos de procedimentos novos, sempre pensando em minimizar as dores e com excelentes resultados. E com a laserterapia não é diferente. Vamos saber alguns exemplos de casos onde ela pode ser usada e os principais benefícios da laserterapia na odontologia.
A laserterapia é um tratamento realizado através de laser. O laser é aparelho que emite um feixe de luz, com diferentes comprimentos de onda, que, podem trazer benefícios terapêuticos. A laserterapia, realizada com laser de baixa intensidade tem propriedade analgésica, anti-inflamatória e biomoduladora. E, associado a corantes específicos, também apresenta potencial antimicrobiano (capacidade de matar bactérias).
O laser de baixa intensidade, de uso odontológico tem como benefícios:
Alivio de dor – utilizado de maneira terapêutica, o laser promove o alívio de dores da ATM, reduz a sensibilidade dentária, dores de origem pulpar, nevrálgicas, atuando também no pré e pós-operatório de extrações e implantes, por exemplo.
Redução de inchaço local – Indicado na aplicação pós-operatória de procedimentos no campo da periodontia, extrações e implantes.
Acelera o tempo de reparação em cirurgias orais
Descontaminação dos canais dentários na endodontia É um procedimento não invasivo, sem dor. Apesar do procedimento simples e indolor, o tratamento deve ser indicado, avaliado caso a caso e realizado exclusivamente por um profissional habilitado para que seja seguro. O tratamento consiste na aplicação da luz do laser sobre a área, conforme indicação clínica. O protocolo utilizado é estabelecido conforme o caso do paciente, o objetivo da aplicação e as evidências científicas já estabelecidas, para evitar efeitos indesejados.
O que é Harmonização Orofacial? A harmonização orofacial é uma área da odontologia responsável por buscar o equilíbrio entre a relação estética e funcional do rosto e sorriso do paciente. Através de alguns procedimentos, é possível corrigir assimetrias e melhorar algumas proporções faciais.
Atualmente, existem diversas técnicas de harmonização, sendo as mais comuns: toxina botulínica, bichectomia, fios de sustentação e preenchimento com ácido hialurônico. Saiba mais sobre cada uma dela e agende a sua avaliação.
(11) 2528-6558
consultorio.af@yahoo.com
Av. Júlio Buono nº 2170 - Vila Gustavo - São Paulo
Todos os direitos reservados | Buono Odontologia Especializada Ltda - CROSP: 17336 – RT: Adriano Rodrigues CROSP: 116.368